O aguardado projeto "Lowline" em Nova Iorque acaba de receber sua primeira aprovação pelas autoridades locais. Primeiro passo para transformar o projeto em realidade, a aprovação dá sequência ao primeiro parque subterrâneo do mundo, um espaço público cultural voltado para a comunidade que será, ao mesmo tempo, um refúgio local e uma atração mundial.
Embora a Metropolitan Transit Authority (MTA) tenha manifestado interesse naquela área subterrânea, a equipe de projeto do Lowline recebeu permissão de uso por seu alto potencial comunitário.
Concebido em 2011, o Lowline pretende utilizar tecnologia solar de ponta para transformar o Williamsburg Bridge Trolley Terminal, localizado debaixo da rua Delancey, em um parque público banhado por luz solar.
Além de criar um espaço público, que por si só já é muito necessário na região, o Lowline deverá estabelecer um modelo para o reuso e cultivo de áreas subterrâneas abandonadas. O projeto também ajudará a moldar o futuro da cidade em termos de inovação e engajamento comunitário.
Nova Iorque é o lugar onde ideias visionárias são transformadas em realidades tangíveis, comentou a presidente do NYCEDC , Maria Torres-Springer. Hoje damos mais um passo em direção a tornar o Lowline uma realidade que será um hub cultural e educacional para esta vibrante comunidade e pioneira em tecnologia de ponta.
Desde outubro de 2015 o Lowline tem sido exibido no Lowline Lab, que vem testando as tecnologias solares e métodos de cultivo utilizados no projeto e já atraiu cerca de 70 mil visitantes.
Via NYCEDC.